sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Minhas dicas para mamães de primeira viajem.

Oi, mamães!
Quero compartilhar com vocês algumas dicas do que fazer e não fazer embasada na minha experiência nesses dois meses e meio da Luna. Lógico que são apenas dicas, cada mamãe escolhe o que fazer ou não com seu bebê! Se caso discordarem de mim, sintam-se a vontade de comentar expondo sua opinião sobre, ficarei muito feliz em ler ^^. Vamos lá!

- Não acorde o bebê para mamar, ou para trocar a fralda suja! Se ele está dormindo ele está bem! O fato de você acordá-lo, pode deixar ele muito irritado e com dificuldades de voltar a dormir.

-Não acostume o seu bebê a pegar no sono embalando e nem ficar de pé sempre que pegá-lo no colo, é sério! Por mais que você goste de niná-lo embalando, segure-se! Porque depois que ele acostumar assim, ele só vai querer e conseguir dormir assim, o que vai te trazer mais cansaço! Imagina você, depois de um dia puxado, embalando ele o dia todo, chega a noite, você embala ele por algum tempo até dormir, e depois a cada acordada dele para mamar na madrugada, ele vai querer sem embalado novamente! E isso vai te cansar muito! E caso você não embale, ele vai chorar muito e ficar muito irritado!

- Acostume-o a dormir sozinho, fiquei ao seu lado, cantando, passando a mão, fazendo carinho, assim será muito mais fácil pra você, e para ele! Lógico que bebês precisam da ajuda da mãe para pegar no sono, porque eles ainda não sabem fazer isso sozinhos, se for preciso, aconchegue-o nos seus braços e cante.

- Crie desde os primeiros dias uma rotina pra ele. Coloque horários para algumas coisas como o banho. Vou dar um exemplo: Lá pelas 19 hrs dê um banho, massagem, mamá bem reforçado e já comece a niná-lo para dormir, assim ele vai acostumar que sempre depois dessa sequência é a hora de dormir! Colocar rotina facilita muito a sua vida e deixa o bebê muito mais seguro, porque ele sabe o que vai acontecer e não fica perdido.

- Tirar o bebê da rotina muitas vezes lhe causa estress, dos fortes! Nos 3 primeiros meses evite viajar muito com ele, lugares novos, pessoas novas e rítimos novos deixam o bebê perdido.

- Muitas visitas, muitos colos,  muitas vozes, muitos perfumes, também causam estress no bebê! Tente evitar que muitas pessoas te visitem ao mesmo tempo, e isso não é apenas para recém nascidos, depende muito do bebê, mas é bom perceber nele, se tu ver que ele fica mais agitado então é porque aquilo não ta sendo muito legal, é bom evitar!

- Pode parecer frescura, mas não é! Bebês não podem ser beijadas, tocadas e abraçadas por qualquer pessoa! Não deixe que fiquem beijando seu bebê, existem casos que o bebê veio a morrer após ser beijado por pessoas diferentes, uma das tinha o chamado sapinho e passou para o bebê, e lógico que o bebê não tem anticorpos para se defender disso, aliás, só a mãe passa anticorpos para o bebê.

- Amamente em livre demanda! Se o bebê quer mamar, dê a ele o alimento! Isso é bom pra ele, e estimula cada vez mais para a criação do leite, porque quando mais o bebê mama, mais informação vai para o nosso cérebro dizendo que precisa de mais leite.

- Amamentação exclusiva até o 6° mês é muito importante!

10°- Existem mães que acreditam que se ficar trocando de seio na mesma mamada alimenta mais! ERRADO! Se você tirar um pouco de leite antes de amamentar você vai ver um leite fraco e clarinho, e se você tirar depois de amamentar, vai ver um leite grosso bem branco e forte, o primeiro leite é mais aguado para matar a sede do bebê, o outro leite é rico em gordura e outras proteínas que é para alimentar o bebê! Ou seja, se você der 5 min num seio, e 5 min em outro, não é preciso ser muito inteligente pra saber que o bebê vai beber somente o leite que mata a sede e não vai alimentá-lo. Então, durante toda a mamada, mantenha o bebê em apenas um seio, na outra mamada troque!


Espero que tenham gostado das dicas, pessoal! Se alguém discorda ou queira acrescentar alguma coisa, comente! Será uma honra!
Beijão!

Nenhum comentário :

Postar um comentário