segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Três ações importantes na primeira hora de vida do bebê.

Primeira ação: Clampeamento tardio do cordão umbilical.
O bebê será muito beneficiado se houver paciência para esperar de 3 á 5 minutos para que o cordão seja grampeado e cortado.
Quando o cordão ainda estiver batendo, é sinal que ainda está bombeando sangue da mãe para o bebê trazendo o ferro e junto com isso o oxigênio. Se o cordão é cortado de imediato impede que o último fluxo de sangue carregue um pouco mais ferro, em estudo mostrou, que esse ferro vai ser suficiente para que o bebê garanta em aleitamento materno exclusivo até o 6° mês o seu estoque de ferro para que ele não tenha anemia durante esse período. Não é recomendado espremer o cordão para que esse fluído corra mais rápido, isso pode levar uma quantidade além do que é preciso, o fígado do bebê que ainda está imaturo, não tem condições de metabolizar esse sangue, então esse sangue vai aumentar a ictericia (é a cor amarelada da pele, membranas mucosas ou olhos) do bebê que será necessário o banho de luz.

Segunda ação: Contato pele a pele.
Ao ser colocado no colo da mãe, recebendo o abraço e o calor da mãe, é um estímulo para a flora intestinal do bebê, dentro do útero não há bactérias, quando ele nasce (cesárea ou vaginal) ele vai ter uma formação de floras bacterianas diferentes, o segundo contato, é o contato com a pele da mãe, que as bactérias são reconhecidas pelo bebê e pros quais a mãe já possui anticorpos que ela vai passar pro bebê através do aleitamento materno.

Terceira ação: Aleitamento materno na sala do parto.
Logo com o contato pele a pele, se deixar, o bebê por incrível que pareça se arrasta devagar até achar o peito da mãe, recebe o colostro de imediato, e é um lindo e importante estímulo do contato bebê com a mãe e mãe com o bebê.



Infelizmente 90% dos "profissionais" aqui no Brasil não respeitam nenhum desses itens, mas vale a pena estar ciente dos benefícios e exigi-los na hora, é seu direito, é seu momento, é um bem pra você e principalmente para o seu bebê!
Resolvi fazer esse post, porque eu e minha bebê não vivemos nenhuma dessas três ações, e sei o quanto isso nos prejudicou, principalmente ela.
Espero que tenham gostado, e espero ter ajudado!
Um beijo, e até a próxima!


Nenhum comentário :

Postar um comentário