quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Meu parto induzido (Relato do trauma)

Como toda mulher que engravida, desde o primeiro positivo do teste, ela começa a planejar tudo que vai vir pela frente, inclusive a sonhar com um bom trabalho de parto e um bom nascimento para seu bebê, e eu como tal, sempre sonhei com um parto normal que respeitasse a hora e a saúde do meu bebê, e claro... a minha também. Porém eu cheguei nas 41 semanas sem nenhum sinal de trabalho de parto e recebendo todas as informações de que era perigoso deixar passar muito tempo resolvi aceitar a indução nas 41 semanas (mesmo não tendo muita escolha).
No dia 29/09/2014 eu fechei 41 semanas e ás 07:45 hrs fui até o hospital no qual iria ter meu parto, me examinaram e no mesmo momento me baixaram, tiraram minhas roupas, documentos e pertences, ensacaram e mandaram embora através de minha mãe que estava junto no hospital até então, coloquei um avental, me colocaram em um lugar cheio de "blocos" repartidos com cortininhas, onde era o pré parto... início de toda a tortura.
Me deitaram em uma maca, colocaram o "MAP" e começaram a induzir meu parto com comprimido, fiquei duas horas sem poder levantar e já tendo dores, mas ainda bem suportável, meu marido me acompanhou até á 13:00 hrs e depois ficou a minha mãe, nesse meio tempo descolaram minha bolsa e colocaram outro comprimido, esse procedimento foi muito desconfortável e em nenhum momento fui avisada ou pediram minha permissão pra isso, então minhas dores só pioraram, minha mãe me acompanhou até as 18:00 hrs e logo meu marido chegou e me encontrou com muita dor, sempre colocando o "MAP", levantei e pedi por um banho, estava suada e suja, me mandaram para o chuveiro e disseram que logo levariam a toalha, tomei meu banho, e fiquei esperando a toalha por muito tempo, mas desisti e tive que me secar com papel higiênico porque a técnica em enfermagem esqueceu de mim, colocaram o terceiro comprimido e mais duas horas sem poder levantar, chegou a noite e eu não passava dos 2cm de dilatação desde que me descolaram, lá pelas 22:00 hrs e pouco fui no banheiro tentar o numero dois e sangrei muito e saiu meu tampão, contei para uma enfermeira e pedi um exame de toque, ela disse que não era o tampão mas que chamaria alguém, deitei com dor pra esperar, ninguém veio, levantei novamente e pedi por alguém pra me examinar, e logo veio uma médica me examinar dizendo que meu útero tava mudando que eu não ia morrer nem meu bebê, bem estúpida, logo minha bolsa rompeu, avisei e disseram que não era, deixaram passar, quando vieram me examinar lá pela meia noite e pouco viram que era sim minha bolsa, ou seja, não acreditaram em mim em nenhum momento... e me deixaram ali, a madrugada inteira morrendo de dor, tendo contrações longas e curtas em cada 2 min e meio, não me colocaram no soro á noite porque disseram que era perigoso (??), me examinaram e disseram que tinha progresso e estava com 4cm de dilatação, chegou a manhã, meu marido foi pra casa tomar banho e comer e minha mãe veio ficar comigo, então me colocaram no soro, e minhas dores que já estavam insuportáveis, só pioraram, comecei a passar mal, gritar, e implorar por socorro, me examinavam e não passava de 2 cm, então me desesperei, como posso ter baixado do 4 pra 2? E as dores só aumentando, só aumentando, não tinha posição que pudesse aliviar, comecei a implorar por cesárea porque meu corpo não estava colaborando, não tinha dilatação suficiente, eu não aguentava mais, estava sem dormir, com fome, fraca, exausta! minha mãe se apavorou com minha situação e pediu cesárea pra um médico, disse que estava desde o dia passado em trabalho de parto, ele negou e disse que meu trabalho de parto recém havia começado, isso me indignou... porque não era ele que sentiu na pele!
Me deixaram escarnecer ali, todas as mulheres chegavam, induziam passavam umas 6 horas e ganhavam seus bebês, mas eu não! Eu queria cesárea porque estava sentindo que tinha coisa errada, mas ninguém ligou! ninguém se importou!
Minha mãe desceu e meu marido veio, me encontrou em uma situação horrível, nem conseguia abrir os olhos pra olhar pra ele, me fizeram lavagem quando já estava nesse estado, o que foi horrível, porque não conseguia caminhar pra ir até o banheiro, foi traumatizante!
Enfim, consegui com muito esforço chegar aos 8 cm, então meu corpo pedia que fizesse forças, contrações sem intervalos e forças, muitas forças, e com isso cheguei aos 9 cm, eu implorava pra que alguém me salvasse, eu tava desesperada, enfim 10 cm, me levaram pra sala de parto, porém, já estava tão cansada que não conseguia manter a força, forçava, e chegava no meio do caminho e parava, a Luna já estava aliii, nascendo! Mas eu não tinha forças! Me cortaram! Me rasgaram! E ainda puxaram minha filha com fórceps! Nasceu minha pequena! Veio meio min pros meus braços, percebi algo errado, logo a levaram... voltaram pra bater a foto, e tiraram de novo de mim... não me disseram nada! Foi desesperador!
Meu parto foi feito por um médico e uma residente, ele estava ensinando ela, e depois de eu estar ali, ensaguentada, fraca, toda aberta, machucada, ele ficou enfiando ferros em mim pra explicar como eram as coisas por dentro pra ela! Eu não tinha forças pra reclamar! Aquilo me judiou muito! Me senti um animal!Ela me costurou, demorou horrores, eu não aguentava mais tudo aquilo, mas só queria saber: Cadê minha filha? Pra onde levaram?
Enfim ela terminou a costura, e me levaram pra sala de pré parto novamente, sem minha filha, sem meu marido, sem explicações... logo uma enfermeira sem querer me perguntou se eu tinha assinado os papéis da neo natal, e eu perguntei: Oque? Recém saí da sala de parto, que papéis? Que Neo natal?
Ela saiu sem me explicar nada!!!! Logo voltaram e me disseram que minha filha havia aspirado mecônio e estava na uti!!! Me desesperei! Entrei em choque!
Me levaram pro quarto, me deram banho, me deitaram e ali me deixaram... no meu quarto havia outras 3 mães todas com seus bebês, e só eu que não tinha a minha pequena ao lado, foi horrível!
Mais tarde eu e meu marido fomos até a Neo natal ver a Luna, estava lá, dentro de uma encubadora, respirando com oxigênio artificial, e se alimentando com sonda! Foi muito triste aquilo!
No outro dia conversei com a pediatra, que me explicou o que acontecera, ela aspirou fezes e foi pro pulmão, teria que ficar ali por tempo indeterminado, chorei, chorei! E descobri que eu não estava de 41 semanas, isso foi descoberto quando examinaram a Luna, a escamação da pele e tudo mais, descobriram que a idade gestacional dela era recém de 39 semanas!! As ecografias estavam erradas! Por isso eu ainda não tinha entrado em trabalho de parto! Fiquei mais triste ainda! Além de minha filha ser forçada a sair, foi forçada antes do tempo! Só de pensar que ela estava calma, confortável lá dentro e do nada arrancaram ela! Ela fez tanta força, durante tanto tempo...que ela fez cocô! Minha filhota! Me deixaram tanto tempo em trabalho de parto, 32 horas... que minha pequena foi prejudicada! Eu sofri, sentia dores por todo meu corpo,  meu corte foi enorme, ele me fustricou com ferros pra explicações, e ainda não podia ter o meu bebê comigo, não podia pegá-la no colo, amamentar, apenas mexer com as mãos nela dentro de uma caixa!! Chorava sempre! Mas tentava manter a calma pra não agitar ela, amo ela!
Hoje, dia 02/10/2014 fui visitá-la e recebi a notícia que ela melhorou! Está respirando sozinha e sem sonda! Posso amamentar! Porém está sendo difícil, ainda não consegui e meus seios estão empedrando, mas logo ela estará completamente bem, e virá pra casa!
Recebi alta hoje, mas voltei pra casa com o coração na mão!
Irei todos os dias para o hospital ás 08:00 hrs até a noite pra ficar com ela e tentar amamentar, e sei que logo, minha tão sonhada Luna, minha lua brilhante vai estar aqui chorando aos berros dentro de casa!
32 horas de trabalho de parto, violência obstétrica e descaso!

Meu primeiro filho, meu tão sonhado parto, o momento que era pra ser todo especial, o dia que era pra ser lembrado como o mais feliz da minha vida... mas só o que lembro foi de um grande trauma e pesadelo na minha vida!
Abraços!
Atualizando... Dia 11/10 ela recebeu alta, e foi um novo nascimento pra nós. E está muito bem, e estamos todos felizes, mas infelizmente não tenho boas lembranças do parto, e ainda sinto muita tristeza ao lembrar de tudo que fomos forçadas a passar.
Foto: 17 dias.



                                  

Vídeo


9 comentários :

  1. Andressa, ler seu relato me levou às lágrimas. A violência, o descaso, a dor, é tudo muito grande. Também passei por um pré parto terrivel, forceps, episiotomia sem consentimento e muita humilhação. A Luna é uma menina de sorte, com uma mãe guerreira, que fez de tudo pra trazer ela ao mundo!
    Melhoras para você e para ela, logo logo estará em casa com vocês e vai ser cada vez mais felicidade!
    Parabéns pela força! E feliz vida para a Luna ♥♡

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito pelo que aconteceu :(
    Mas logo logo esse pesadelo vai acabar e ela estará em seus braços ♡

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus que horror! Se for ter um próximo bebê procure uma clínica especializada em parto humanizado e uma doula que te acompanhe, será tudo diferente!
    E parabéns por ter tido a iniciativa de contar tudo, tem muita mulher que ainda acha que tudo isso que você passou é super normal affe -.-

    Fique bem e curta sua filha ♥
    Beijos.

    Diva de Brechó

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa! Lendo seu relato de parto me recordei de todo o trauma que vivi a 2 meses atrás também!
    A hora do parto é um momento tão especial pra nós, mas o SUS faz questão de estragar todo este momento, e torna-lo traumatizante! Também tive um trabalho de parto bem tcomplicado, tive pré eclampsia na gestação e os médicos sempre me deixaram claro que as chances de um parto normal eram pequena... Pois podia prejudicar a mim e ao bebe. Mas quando fui para o hospital ganhar meu filho o médico decidiu tentar o parto normal, fiquei 8hrs com contrações de 5 em 5 min e passando super mal, pois estava com a pressão alta, quando comecei a perder muito sangue e ainda não tinha dilatação o suficiente! E fiquei horas ali sozinha, sofrendo, pedia que avisassem meu marido o que estava acontecendo e ninguém me dava bola.. Até que me levaram as pressas para a sala de cesária... Fizeram tudo as pressas, não deixaram eu ver meu bebe porque estavam com pressa que tinham que fazer mais partos, poxa era meu 1º filho e era pra ser especial... e depois as enfermeiras esqueceram de me medicar e a anestesia da cesária passou e eu sinceramente achei que fosse morrer, fizeram meus pontos muito apertados que eu não consegui caminhar direito... foi horrível! Mas graças a deus passou! Logo vai passar tudo isso também, e vc estará com a luna e nem vai mais pensar em tudo que passou! Parabéns, ela é linda!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que situação complicada =/ acompanhei sua gravidez pelo facebook e vibrei com várias outras pessoas pra ver a Luna!
    Mas fique ciente que vai ficar tudo bem, logo logo ela estará com você, muita saúde pra essa pequena <3


    Beijos lindona
    www.queenofmyplace.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa flor, você sofreu isso é triste mas graças a Deus que deu tudo certo né? seu bebê é linda
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Poxa vida, sinto ,muito Andressa.. mais que bom que ela ja esta bem e com vcs, isso eh o mais importante.. medicos estao cada vez piores neh? :/ logo vai passar,a Luna eh linda e adorei o nome viu s2 beijos, e parabens pelo bebe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente ainda existe médicos assim, e infelizmente o atendimento pelo sus em muitos casos é uma porcaria! Obrigada, querida!

      Excluir
    2. Querida, meu primeiro parto há 20 atrás, foi particular, caríssimo, e uma violência só. Do começo ao fim. Acabou em Cesariana de emergência por que o bonito do médico fez tantas intervenções por que queria pegar o dinheiro e ir embora... fui excluída da minha estória. Acho que a maioria dos partos é muito ruim, raríssimas exceções. Sus e particular é uma "bosta só". Os médicos acham que "madame" marca cesárea com anestesia geral e entrega pra empregadas, e quem contraria essa visão é discriminada. Querer um parto humanizado e participativo foi e sempre será um desafio. E enfrentar maldades e despreparo...

      Excluir